Leão XIV, 'primeiro papa americano', é manchete no mundo todo; VEJA
08/05/2025
(Foto: Reprodução) Fumaça branca saiu da chaminé da Capela Sistina pouco depois das 13h do horário de Brasília, anunciando o encerramento do conclave após os cardeais chegarem à maioria para a escolha do próximo pontífice. Novo Papa Leão XIV faz primeira aparição pública
A escolha de Robert Prevost, um cardeal dos Estados Unidos, como novo papa foi parar na manchete principal de todos os jornais e TVs do mundo.
Logo após fumaça branca sair da chaminé da Capela Sistina, pouco depois das 13h do horário de Brasília, anunciando o encerramento do conclave e a escolha do próximo pontífice, a notícia já mobilizava a imprensa mundial, mas ganhou ainda mais força quando Prevost foi anunciado como Leão XIV.
AO VIVO: acompanhe todas as últimas notícias sobre a escolha do novo papa
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Veja algumas das principais manchetes:
The New York Times
"Robert Francis Prevost é escolhido como o primeiro papa americano", resumiu o jornal norte-americano.
Primeira página do jornal americano "The New York Times"
Reprodução
BBC
"O novo papa Robert Prevost, que será conhecido como Papa Leão, aparece na sacada do Vaticano", disse a emissora britânica.
Primeira página da emissora britânica BBC
Reprodução
The Washington Post
"Primeiro papa americano escolhido: Robert Prevost, natural de Chicago, será conhecido como Leão XIV", destacou o jornal dos EUA.
Primeira página do jornal americano "The Washington Post"
Reprodução
La Repubblica
O jornal italiano destacou o trecho do discurso em que o novo papa exaltou seu antecessor, Francisco: "O Papa é o Prevost americano: 'A paz esteja com todos vocês. Graças a Francisco, construímos pontes'."
Primeira página do jornal italiano La Repubblica
Reprodução
El País
"Leão XIV, primeiro papa americano: o cardeal Robert Francis Prevost, um agostiniano de 69 anos, é o 267º pontífice da Igreja Católica. Ele passou a maior parte de sua vida no Peru", destacou o jornal espanhol.
Primeira página do jornal espanhol El País
Reprodução
Le Monde
"Com 69 anos e pertencente à Ordem de Santo Agostinho, ele se tornou o primeiro papa americano. Ele apoiou as reformas do Papa Francisco e fez declarações em favor de uma Igreja mais aberta, mais inclusiva e mais próxima dos fiéis. Para sua primeira bênção urbi et orbi, ele lançou um 'apelo pela paz' a 'todos os povos'", detalhou o jornal francês.
O jornal francês Le Monde
Reprodução
CNN
"O primeiro papa americano discursa para o mundo: em seu primeiro discurso, ele pediu paz e prestou homenagem ao falecido Papa Francisco diante de uma multidão entusiasmada", diz a emissora de TV dos EUA.
Primeira página do site da TV americana CNN
Reprodução
TV Peru
"Habemus papam! Robert Prevost, naturalizado peruano, é o novo sumo pontífice", afirma a principal emissora de TV do Peru.
Primeira página do site da emissora peruana TV Peru ressalta dupla nacionalidade do papa
Reprodução
Corriere della Sera
"O papa é o americano Prevost, Leão XIV. A primeira oração é pela paz: 'Que seja desarmada e perseverante'. A memória de Bergoglio e a indulgência plenária. Trump: "Estou ansioso para conhecê-lo", diz o jornal italiano.
Primeira página do jornal italiano Corriere Della Sera
Reprodução
LEIA TAMBÉM:
Cardeal escolhido como papa mudará de nome; veja as escolhas mais comuns
Chaminé da Capela Sistina: tradição da fumaça para anunciar papa tem 'apenas' duas centenas de anos e começou fora do Vaticano
Missa, capela Sistina fechada, 'Extra omnes' e fumaça preta: o primeiro dia do conclave em FOTOS e VÍDEOS